Professores Permanentes
Graduado em Letras Vernáculas (UEFS), especialização em Estudos Literários(UNEB). Mestre em Literatura e Diversidade Cultural(UEFS). Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-MG). Poeta, crítico literário. Membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Geográfico de Lisboa.
Áreas de interesse :Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Cultura Popular e Educação.
Pós-doutorado (UFTM).Mestrado (2005) e Doutorado em Educação(UFBA). Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB. Graduada em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas (UNEB), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas (UNEB).
Áreas de interesse :Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual, Avaliação da Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Ensino, Educação e Ensino-Aprendizagem.
Graduado em Letras Vernáculas (UNEB), Especilalização em Leitura e Produção Textual(UESC). Mestrado de Educação e Pesquisa (Université du Quebec a Chicoutimi), Doutorado em Educação(UFBA) e Pós-Doutorado em Educação(UCA-ES). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB.
Áreas de interesse :Métodos e Técnicas de Ensino, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Teorias da Instrução, Orientação Educacional, Política Educacional, Língua Portuguesa.
Doutora em Letras (PUCRS), Mestra em Estudo de Linguagens (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (UNEB), Avaliação (UNEB) e Mídias na Educação (UESB), e Graduada em Letras com Inglês ( UNEB). Atuou na condição de docente na Educação Básica até 2020, bem como em programas de capacitação e formação profissional , como PROESP, Plataforma Freire, Programa Todos pela Alfabetização – TOPA e Programa Universidade para Todos (UPT). Possui experiência em ensino (Língua Portuguesa, Textos e Práticas Discursivas, Sociologia da Leitura, Teoria da Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Pesquisa Aplicada à Educação, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado); extensão (Formação de Leitores/as, Contação de Histórias, Produção Textual Científica e Avaliação da Aprendizagem Escolar) e pesquisa, atuando como líder do Grupo em Linguagem, Estudos Culturais e Formação do/a Leitor/a (LEFOR), no DCHIV, UNEB. Além disso, é Membro Efetivo da Academia Jacobinense de Letras, escritora, organizadora e revisora de textos acadêmicos.
Áreas de interesse :Teoria da Literatura, Literatura Infanto Juvenil, Leitura e Produção Textual, Língua Portuguesa, Avaliação da Aprendizagem Escolar.
Pós-Doutora e Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela MPEJA/UNEB, Especialização em Psicopedagogia pela IBPEX e em Organização e Processos do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro, Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UCSAL. . Professora auxiliar efetiva da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV, em Jacobina, com os componentes curriculares de: Prática Pedagógica, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Educação de Jovens e Adultos. Faz parte do Grupo de pesquisa Formação do Professor e Cotidiano Escolar pela PUC-SP. Tem experiência na área de Educação de jovens e adultos; Formação do Professor; Necessidades formativas dos professores; Formação do Professor em exercício.
Áreas de interesse :Currículo e Gestão e Formação de professores
Doutorado em Educação(UNEB), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável( UnB) e licenciatura em Geografia(UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores-NUGEF. Líder do Núcleo de Estudos Geográficos-NEG.
Áreas de interesse :Cartografia escolar e Gestão Escolar
Mestre em História Social(UFC). Doutora em Estudos Étnicos e Africanos(UFBA). Pós-doutorado em Educação (PROPED/UERJ). Atua na Gerência de Articulação com Grupos Estratégicos da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da UNEB. Coordena o projeto de pesquisa: “Combinamos de escreviver! Práticas de leitura e produção de narrativas negras.” Coordenou o projeto de pesquisa: “Formação de professores das comunidades quilombolas do Território do Sisal”.
Áreas de interesse :Currículo e Diferença; Educação Quilombola; Educação Antirracista; Feminismo Negro; Formação de professores(as) para educação étnico-raciais.
Pos Doutorado em Didáctica das Ciências(UCA-ES). Doutora em Educação(UFBA) . Mestre em Educação(UFBA). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM). Graduada em Ciências Biológicas (UCSAL). Coordenadora pro tempore e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Sub Delegada Regional Bahia SBRASH(2020). Coordenadora do Grupo INNOVAGOGÍA no Brasil.
Áreas de interesse :Formação de professores em Gênero e Sexualidade, Educação Ambiental e Educação Científica.
Pós-Doutorado em Didática das Ciências (UCA-ES). Doutora em Educação (UFBA) . Mestra em Educação (UFBA). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (UCAM). Graduada em Ciências Biológicas (UCSAL). Delegada Regional Bahia SBRASH. Coordenadora do Grupo INNOVAGOGÍA no Brasil.
Áreas de interesse :Educação, Currículo e Planejamento e Avaliação Educacional
Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia-Uneb. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pela Universidade do Estado da Bahia e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Líder do Grupo Linha de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer-Lepel-Uneb. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral-Grafho. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, campus IV, Jacobina. Desenvolve estudos no campo das condições de trabalho docente, políticas públicas e educação física escolar.
Área de interesse: Trabalho Pedagógico, Políticas Educacionais, Condições de trabalho, Políticas Públicas de esporte e lazer e Educação do Campo.
Graduação em Pedagogia(UNEB), graduação em Letras: Habil. Port./Inglês (UNEB), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação(UNEB). Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutorado em Educação(UFBA). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET).
Áreas de interesse :Linguagem, leitura, escrita, plágio, autoria, hipertexto, (multi)letramentos, gêneros textuais/discursuivos, letramentos multi-hipermidiáticos, ensino de língua materna e formação de professor.
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UEFS), Especialista em Educação Física Escolar (FINOM), Educação Especial (UEFS) e Treinamento Desportivo (FINOM), Mestre e Doutor em Educação (UFBA). É professor do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV. É Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA) e pesquisador do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Atividade Motora Adaptada (LAIAMA).
Áreas de interesse :Políticas Públicas e Gestão em Educação Física, Esporte e Lazer; História Esportiva; Pesquisa e Prática Pedagógica; Fundamentos Psicológicos da Educação; Currículo e Formação Profissional; Condições de Trabalho Docente; Educação Especial e Educação Física Adaptada.
Doutora em Educação (UFBA), Mestre em Educação (UFBA) e Comunicóloga (UFBA). Líder do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq). Os eixos prioritários de pesquisa e extensão: 1. Educação, Arte e Comunicação; 2. Formação de Professores e Currículo; 3. Universidade e Cotidiano.
Áreas de interesse :Educação, Comunicação e Artes.
Doutorado Multi- Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA,UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC). Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Mestrado profissional em Gestão Integrada das Organizações (UNEB, UNIBAHIA). Especialização em Arquivologia e Novas Tecnologias documentais (UNEB). Graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFBA). Graduação em Letras (UNEB).
Áreas de interesse :Educação, História, Feminismo, Ciência da Informação.
Professores Colaboradores
Doutora em Educação pelo PPGE/UFSC (2022); Mestre em Educação pelo PPGE/UFSC (2010); Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer (UFBA 2009); Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA 2004), participando de 2001 a 2003, como membro da diretoria do Diretório Acadêmico de Educação Física/UFBA, de 2008 a 2010 como Membro da Diretoria da APG/UFSC e ANPG. Foi bolsista FAPESB na Iniciação Científica, como Técnica de Apoio à Pesquisa e como Mestranda. É membro dos grupos de pesquisa LEPEL/UNEB e TMT/UFSC. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Migração, formação de professores, atuação/intervenção do professor de Educação Física, educação do campo, prática pedagógica, políticas públicas, campo de estágio e metodologia da pesquisa científica, saúde dos pós-graduandos. Atualmente, é Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Educação Física, Professora Adjunta da UNEB/DCH IV- Campus Jacobina, no Curso de Graduação em Educação Física e professora Colaboradora do PPGED.
Mestre em Letras (UFSC) e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-MG).
Áreas de interesse :Teoria Literária, Crítica Literária, Literaturas de Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Tradução, Leitura.
Licenciado em História (UEFS), Especialista em Metodologia em Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação(UNEB), Mestre em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências (UFBA) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências( UFBA) . Professor da rede pública do Estado da Bahia.
Área de interesse: Epistemologia Bachelardiana, História das Ciências, Epistemologia, Filosofia das Ciências, Teoria da Relatividade, Educação, Educação e Espiritualidade.