Professores Permanentes

Adriano Eysen Rego
Professor Permanete

Graduado em Letras Vernáculas (UEFS), especialização em Estudos Literários(UNEB). Mestre em Literatura e Diversidade Cultural(UEFS). Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-MG). Poeta, crítico literário. Membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Geográfico de Lisboa. 

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Cultura Popular e Educação.

Ana Lúcia Gomes da Silva
Professora Permanente

Pós-doutorado (UFTM).Mestrado (2005) e Doutorado em Educação(UFBA). Especialista em leitura: teoria e prática pela UESB. Graduada em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas (UNEB), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas (UNEB). 

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual, Avaliação da Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Ensino, Educação e Ensino-Aprendizagem.

Antenor Rita Gomes
Professor Permanente

Graduado em Letras Vernáculas (UNEB), Especilalização em Leitura e Produção Textual(UESC). Mestrado de Educação e Pesquisa (Université du Quebec a Chicoutimi), Doutorado em Educação(UFBA) e Pós-Doutorado em Educação(UCA-ES). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB.

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Métodos e Técnicas de Ensino, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Teorias da Instrução, Orientação Educacional, Política Educacional, Língua Portuguesa.

Denise Dias de Carvalho Sousa
Professora Permanente

Doutora em Letras (PUCRS), Mestra em Estudo de Linguagens (UNEB), Especialista em Língua Portuguesa (UNEB), Avaliação (UNEB) e Mídias na Educação (UESB), e Graduada em Letras com Inglês ( UNEB). Atuou na condição de docente na Educação Básica até 2020, bem como em programas de capacitação e formação profissional , como PROESP, Plataforma Freire, Programa Todos pela Alfabetização – TOPA e Programa Universidade para Todos (UPT). Possui experiência em ensino (Língua Portuguesa, Textos e Práticas Discursivas, Sociologia da Leitura, Teoria da Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Pesquisa Aplicada à Educação, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado); extensão (Formação de Leitores/as, Contação de Histórias, Produção Textual Científica e Avaliação da Aprendizagem Escolar) e pesquisa, atuando como líder do Grupo em Linguagem, Estudos Culturais e Formação do/a Leitor/a (LEFOR), no DCHIV, UNEB. Além disso, é Membro Efetivo da Academia Jacobinense de Letras, escritora, organizadora e revisora de textos acadêmicos.

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Teoria da Literatura, Literatura Infanto Juvenil, Leitura e Produção Textual, Língua Portuguesa, Avaliação da Aprendizagem Escolar.

@leforuneb@leforuneb
Helga Porto Miranda
Professora Pernanete

Pós-Doutora e Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela MPEJA/UNEB, Especialização em Psicopedagogia pela IBPEX e em Organização e Processos do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro, Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UCSAL. . Professora auxiliar efetiva da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus IV, em Jacobina, com os componentes curriculares de: Prática Pedagógica, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Educação de Jovens e Adultos. Faz parte do Grupo de pesquisa Formação do Professor e Cotidiano Escolar pela PUC-SP. Tem experiência na área de Educação de jovens e adultos; Formação do Professor; Necessidades formativas dos professores; Formação do Professor em exercício.

Currículo Lattes

 

Áreas de interesse :Currículo e Gestão e Formação de professores

Ione Oliveira Jatobá Leal
Professora Permanete

Doutorado em Educação(UNEB), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável( UnB) e licenciatura em Geografia(UNEB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores-NUGEF. Líder do Núcleo de Estudos Geográficos-NEG. 

Currículo Lattes

 

Áreas de interesse :Cartografia escolar e Gestão Escolar

Iris Verena Santos de Oliveira
Professora Permanente

Mestre em História Social(UFC). Doutora em Estudos Étnicos e Africanos(UFBA). Pós-doutorado em Educação (PROPED/UERJ). Atua na Gerência de Articulação com Grupos Estratégicos da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da UNEB. Coordena o projeto de pesquisa: “Combinamos de escreviver! Práticas de leitura e produção de narrativas negras.” Coordenou o projeto de pesquisa: “Formação de professores das comunidades quilombolas do Território do Sisal”.

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Currículo e Diferença; Educação Quilombola; Educação Antirracista; Feminismo Negro; Formação de professores(as) para educação étnico-raciais.

Maria José Souza Pinho
Professora Permanente

Pos Doutorado em Didáctica das Ciências(UCA-ES). Doutora em Educação(UFBA) . Mestre em Educação(UFBA). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM). Graduada em Ciências Biológicas (UCSAL).  Coordenadora pro tempore e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Sub Delegada Regional Bahia SBRASH(2020). Coordenadora do Grupo INNOVAGOGÍA no Brasil.

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Formação de professores em Gênero e Sexualidade, Educação Ambiental e Educação Científica.

@geec.uneb@didaticaeavaliacao
Maria Jucilene Lima Ferreira
Professora Permanente

Pós-Doutorado em Didática das Ciências (UCA-ES). Doutora em Educação (UFBA) . Mestra em Educação (UFBA). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior (UCAM). Graduada em Ciências Biológicas (UCSAL). Delegada Regional Bahia SBRASH. Coordenadora do Grupo INNOVAGOGÍA no Brasil.

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Educação, Currículo e Planejamento e Avaliação Educacional

Michael Daian Pacheco Ramos
Professor Permanente

Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia-Uneb. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pela Universidade do Estado da Bahia e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Líder do Grupo Linha de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer-Lepel-Uneb. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral-Grafho. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, campus IV, Jacobina. Desenvolve estudos no campo das condições de trabalho docente, políticas públicas e educação física escolar.

Currículo Lattes

Área de interesse: Trabalho Pedagógico, Políticas Educacionais, Condições de trabalho, Políticas Públicas de esporte e lazer e Educação do Campo.

 

Obdália Santana Ferraz Silva
Professor Permanente

Graduação em Pedagogia(UNEB), graduação em Letras: Habil. Port./Inglês (UNEB), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação(UNEB). Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutorado em Educação(UFBA). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). 

Curriculo Lattes

Áreas de interesse :Linguagem, leitura, escrita, plágio, autoria, hipertexto, (multi)letramentos, gêneros textuais/discursuivos, letramentos multi-hipermidiáticos, ensino de língua materna e formação de professor.

Osni Oliveira Noberto da Silva
Professor Permanente

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UEFS), Especialista em Educação Física Escolar (FINOM), Educação Especial (UEFS) e Treinamento Desportivo (FINOM), Mestre e Doutor em Educação  (UFBA). É professor do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV. É Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA) e pesquisador do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Atividade Motora Adaptada (LAIAMA). 

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Políticas Públicas e Gestão em Educação Física, Esporte e Lazer; História Esportiva; Pesquisa e Prática Pedagógica; Fundamentos Psicológicos da Educação; Currículo e Formação Profissional; Condições de Trabalho Docente; Educação Especial e Educação Física Adaptada. 

Rosane Meire Vieira de Jesus
Professora Permanente

Doutora em Educação (UFBA), Mestre em Educação (UFBA) e Comunicóloga (UFBA). Líder do grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL/CNPq). Os eixos prioritários de pesquisa e extensão: 1. Educação, Arte e Comunicação; 2. Formação de Professores e Currículo; 3. Universidade e Cotidiano.

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Educação, Comunicação e Artes.

 
Zuleide Paiva da Silva
Professora Permanente

Doutorado Multi- Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA,UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC). Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Mestrado profissional em Gestão Integrada das Organizações (UNEB, UNIBAHIA). Especialização em Arquivologia e Novas Tecnologias documentais (UNEB). Graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFBA). Graduação em Letras (UNEB).

Currículo Lattes

Áreas de interesse :Educação, História, Feminismo, Ciência da Informação.

 
Tiago Santos Sampaio
Professor Permanente

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Educomunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Currículo Lattes

Área de Atuação: Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Educomunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

@tssampaio1
Amalia Catharina Santos Cruz
Professora Permanente

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior pela UNEB e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor do curso de Comunicação Social da UNEB (Campus XIV) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (PPGED), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na gestão universitária, atuou na Coordenação de Colegiado, como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Educomunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Currículo Lattes

Área de Atuação: Gestão do Conhecimento e da Comunicação; Teorias da Comunicação, Educomunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Joceneide Cunha dos Santos
Professora Permanente

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Federal de Sergipe (2001), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professora de História da África da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas negras (PPGEAFIN) da Universidade do Estado da Bahia( UNEB) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais(PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia.Tem experiência na área de História da diáspora africana, gênero, missões protestantes em África, biografias e trajetórias de homens e mulheres africanos, ensino de história de cultura afro-brasileira e de história da África.

Currículo Lattes

Área de Atuação: História da diáspora africana, gênero, missões protestantes em África, biografias e trajetórias de homens e mulheres africanos, ensino de história de cultura afro-brasileira e de história da África.

@joceneidecunha
Giovani de Jesus Silva
Professor Permanente

Possui graduação em Pedagogia (Universidade Estadual de Santa Cruz (1997), Especialização em Educação Infantil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá) e em Políticas Educativas e Desenvolvimento Humano (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa (2006), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa (2007) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII e Coordenador Pedagógico da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro - Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade - MPED, do Campus XIV da UNEB - Conceição do Coité. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo; Estudos sobre Formação de Professores, Trabalho e Condição Docente.

Currículo Lattes

Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo; Estudos sobre Formação de Professores, Trabalho e Condição Docente.

Thais Nascimento Santana
Professora Peermanente

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004) e Graduada em Letras com Inglês pela mesma Universidade (2002). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotada no colegiado do curso de Letras do DCH - IV, Jacobina, com experiência na área de Letras e ênfase em Estágio Supervisionado, Prática Pedagógica, Seminários Interdisciplinares de Pesquisa e Oficina de Letramentos. É membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagens, no DCH 4 da UNEB, do qual também é líder. Pesquisadora do Núcleo de Estudos das Linguagens e suas Tecnologias (NELT) do Instituto de Letras da UFBA. Tem pesquisado na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa com foco nas práticas de ensino, tecnologias, cultura digital, multiletramentos e multimodalidade, áreas nas quais também orienta pesquisas/trabalhos.

Currículo Lattes

Área de interesse: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa com foco nas práticas de ensino, tecnologias, cultura digital, multiletramentos e multimodalidade.


Professores Colaboradores


Professores Visitantes